segunda-feira, maio 02, 2005

Os meus antepassados

Atalaia de Cima parece um pleonasmo, mas não é.
É nome de terra; está no alto (daí o nome de Atalaia) de várias arribas que caem abruptamente para o mar e, em dias limpos de nuvens ou neblina (raros por aquelas paragens), vêm-se as Berlengas e os Farilhões.
Isto agora, porque há cento e tal milhões de anos, fazia parte do continente único ao qual pertencia a Europa e a América do Norte.
Dessa altura restaram, até aos dias de hoje, além das pedras e rochas, uns ossos de uns animais que são actualmente vistos como adoráveis, mas que, se tivessem sido nossos conterrâneos, os detestaríamos de certeza: falo dos Dinossauros. Clicando nos Dinossauros podes ver o site do Museu da Lourinhã (podes ver também o site da C.M. da Lourinhã (pelouro do turismo), clicando no próprio nome)
Este museu é o único em Portugal com uma exposição permanente de achados de Dinossauros. Além das ossadas normais nestes casos, está em exposição um ninho de uma espécie de dinossauro, com uma série de ovos petrificados. Imaginemos que, por artes mágicas, um belo dia de manhã à abertura do Museu, andavam a passear pelo chão uma dúzia de dinossauros bébés.......era engraçado ;).....

Sem comentários: