quinta-feira, julho 12, 2007

O "Jardim" (à beira mar plantado)

O primeiro jardim que a humanidade conheceu foi o Eden. Não o cinema que existia em Lisboa, mas o jardim onde apareceram os nossos dois primeiros antepassados (Adão e Eva).
Naquela altura, o jardim teria bastantes plantas e respectivas flores como os actuais, mas tinha um outro ser que mudou o rumo da história: uma cobra.
Mas porque raio, além do que é habitual num jardim (plantas; flores e dois seres humanos apaixonados), teria que existir a cobra?
A cobra é um animal asqueroso, para muitos, e tolerável para muito poucos (nesses poucos estão aqueles gajos do National Geographic que têm a mania de as apanhar; fotografar e sujeitarem-se a levar umas mordidelas das boas: que raio de gostos?).
Mas não foi só na "antiguidade muito antiga" que este animal teve a sua influência. Parece que no antigo Egipto eram também adoradas e serviam, bastas vezes, para liquidar adversários(as).
Mas voltemos à cobra dos nossos "paizinhos".
Compreende-se que o nosso Big Brother, ao delinear o aparecimento da nossa espécie, tenha imaginado e concretizado um jardim bem apetrechado e dois representantes da espécie sem quaisquer defeitos.
(Sempre achei estranho foi aquelas imagens do Adão e Eva que apareciam nos livros da catequese. Mas se eles foram os dois primeiros a aparecer, quem é que os desenhou? Mas adiante. Há coisas que só a fé pode explicar......).
Mas e a cobra?
Ora bem, pensemos todos em conjunto um bocadinho (tipo "brain storming", tão em voga).
Coloquem na parede da sala que está na vossa frente umas quantas folhas A5, e comecem a escrever!
Vá lá não se acanhem......as dúvidas ou perguntas não são estúpidas, as respostas é que podem sê-lo!! (onde é que já ouvi isto?).
Comecem por escrever: Eden; depois Adão; depois Eva e a seguir Cobra.
Já escreveram?
Então? Chegaram a alguma conclusão porque é que a cobra lá está?
Não é fácil.... Mas eu ajudo.
Eden? Seria um jardim? Poderia ser uma ilha não?
Estão a ver, já estamos a começar a colocar dúvidas e perguntas.
Adão e Eva? Serão os primeiros de todos nós? Ou poderão ter sido simples colonizadores que aportaram à tal ilha?
Cobra? Seria mesmo um animal que dá por esse nome, ou poderá ser apenas um heterónimo?
Não sei se isto estava nas previsões dos antigos profetas, ou sequer se está nas profecias do Nostradamus ou do "nosso" Bandarra.
Mas fomos nós, os Portugueses, que estivemos na origem desta história.
Não está fácil lá chegar?
Pronto, a gente não chega lá assim fácilmente, mas vou-vos confidenciar que tive acesso a documentos antigos que me permitem, hoje, chegar a esta conclusão:
- O Eden corresponde à nossa bem conhecida Ilha da Madeira.
- O Adão e a Eva, os representantes dos primeiros colonizadores que viram naquela ilha um paraíso para poderem começar novas vidas.
- A Cobra não é mais que o Alberto João (Jardim) que se plantou à beira mar, e que conseguiu, para seu bel prazer, transformar o paraíso num local de exploração. Mas não contente, ainda se dá ao luxo de azucrinar a cabeça aos otários que, do outro lado da beira mar, ainda vão enviando para lá remessas de dinheiro!

Acho que se deveria dar ao "Eden Madeirense" a justa independência, o que faria com que toda a gente fugisse de lá e deixasse o "Jardim" e a sua seita à sua sorte.

Sem comentários: