quarta-feira, agosto 22, 2007

"Trabalha-se pouco em Portugal"

Que fique claro que sou um defensor acérrimo da produtividade (enquanto ferramenta de desenvolvimento das pessoas e das comunidades). E acho que uma grande maioria das pessoas que trabalham neste País, não se esforçam por atingir determinados patamares, que lhes permitiriam evoluir e contribuir para que fossemos um bocadinho melhores.
Mas que raio? Esta gente que fabrica estas notícias não percebe o que está a escrever?
- O nosso ordenado de referência (ordenado mínimo), é incrivelmente mais baixo que o da maioria dos países citados nesta notícia!
- Temos bens essenciais de consumo com preços iguais ou até mais caros que nalguns destes países!
- Na grande maioria das empresas, não temos as mesmas condições de trabalho e regalias que as da grande maioria destes países!
Se assim é, e penso que não estou a dizer nada que não saibamos, porque é que há-de ser notícia a diferença entre a nossa carga horária semanal de trabalho e a dos países aqui citados, quando essa mesma diferença é apenas de uma décima? Nós 41,5 vs Europa 41,6 .
Notícias apressadas e mal construídas. É a produtividade que temos.

Transcrição de notícia de hoje:
Média horária semanal abaixo da média da Zona Euro. Trabalha-se cada vez menos em Portugal. Em apenas uma década, a carga horária semanal caiu mais de duas horas. A conclusão é do Eurostat, o instituto de estatística europeu.
SIC


No ano passado, pela primeira vez, Portugal ficou abaixo da média europeia. Por semana, cada trabalhador cumpriu 41 horas e meia. Uma média inferior às 41,6 horas de trabalho da Zona Euro. Em Portugal a carga horária caiu durante a última década. Em 1995 trabalhava-se 43,7 horas por semana. Duas horas mais que em 2006. Segundo as contas oficiais os portugueses passam menos tempo no emprego que os espanhóis ou que os alemães. No conjunto dos 27 países da união europeia, Portugal está a meio da tabela. Tem a décima terceira carga horária mais pesada. No topo da lista estão a Áustria, a Grécia, a Polónia e o Reino Unido. No fundo o Luxemburgo, a Dinamarca, a Finlândia e a Lituânia. As contas do Eurostat não incluem a produtividade, isto é, o modo como o tempo de trabalho é aplicado. Portugal, já se sabe, é pouco produtivo. Tem por isso um nível de vida baixo por comparação com a média da Zona Euro.

Sem comentários: