sábado, junho 04, 2005

É assim..!!

Confesso que esta frase já me anda a deixar às voltas com uma crise de identidade, mais uma espécie de complexo de inferioridade por não conseguir aplicá-la. Na realidade devo ser eu que estou errado, porque a ouço dita e redita por dá cá aquela palha. Dos "famosos" aos políticos, toda a minha boa gente apanhou este trejeito e, com a maior das facilidades e uma pontinha de arrogância, começou a torto e a direito a utilizar uma expressão que, ou me engano muito, ou vai entrar rápidamente para um qualquer dicionário de acerto da língua portuguesa.
Os sociólogos estudaram o comportamento humano e classificaram-no. Vasculhando superficialmente nos tipos de comportamento que vemos neste site, chego à conclusão que esta expressão estará dentro do comportamento agressivo pela carga ameaçadora que, na minha opinião, ela contem.
Isto de estar a falar com alguém, estar a emitir uma opinião, e o interlocutor virar-se e dizer muito rápidamente: é assim....... , não deixa de ser intimidador. Eu, pelo menos, perco logo a vontade de emitir qualquer outra opinião, sob pena de levar com uma série de é assim's....... ;(
Quando um dia destes a minha filha me contou determinados comportamentos de professores, fiquei siderado. Se calhar, e mais uma vez, sou eu que estou errado, e não enchergo a amplitude e importância dos novos comportamentos e relações. A sociedade virou-se para o reality show mediático, ou seja, aquele que as televisões entenderam, face ao enorme poder que têm sobre a opinião e comportamento das pessoas, aplicar a seu bel prazer.
Fecham uma série de cretinos e cretinas numa quinta e colocam uma anormal a apresentar o dia a dia dos famosos da cretinice......(pudera, se por dia ganham um balúrdio só por estarem ali e ainda puderem dizer o que lhes apetece para uns milhares largos de pessoas) ; levam uma série de conhecidos das revistas para um qualquer lugar no outro lado do mundo para saltarem de umas cordas penduradas, comer minhocas....e sei lá que mais.
E tudo isto à custa do "estúpido do consumidor" . Senão vejamos:
- As televisões vivem em grande parte das receitas da publicidade.
- A publicidade é paga com a mais valia que o consumidor gera na compra dos produtos que consome, logo....
- Até esses programas são pagos por todos nós........
Não será concerteza na nossa geração, nem nas que já andam por cá embrutecidas com o que nos impingem, mas tenho a esperança que umas quaisquer gerações futuras vejam com olhos de ver e denunciem e arrumem de vez com os "espertos" que, em terra de cegos, são reis e senhores porque....como dizia o Zeca Afonso......eles comem tudo , eles comem tudo, eles comem tudo e não deixam nada....
Já agora...e como disse o Guterres aqui há uns anos: ou tratamos nós dos pobres, ou mais tarde ou mais cedo tratarão eles de nós..... Ele agora tem essa possibilidade......vamos a ver se não se esquece do que disse.
Estes Nãos à constituição europeia são um sinal de que existe descontentamento, e de que as pessoas estão finalmente a utilizar o voto, não se calhar por discordarem do que está sómente em cima da mesa, mas porque é a melhor arma para se derrubar quem está no poder e não o sabe exercer e gerir. Enquanto não saímos do impasse a que a Europa chegou, nós cá por Portugal vamos tentando perceber como é que vamos passar a crise que teima em não ir para outras paragens...... é assim..!!

1 comentário:

Anónimo disse...

tou bastante de acordo ctg....mas kem vê esses programas reality's e dão audiencia são os culpados..... por isso culpo as audiencias ....algo k não me incluo...faço questão de não contribuir de forma alguma para mais um espectador desse lixo da t.v......
gostei do teu blog ...mas escreve com mais frequência e eu vou tentar ler mais frequentemente
S.G.